Semana Especial "Xô Stress" | #2

Como já indiquei no post de apresentação do "Xô Stress", durante esta semana, sairá um post diferente com dicas para lidarmos melhor com o maldito stress ou até mesmo acabar com ele em determinadas situações.

No primeiro post, o sub-tema foi "Identificar", propus um desafio bastante importante para pensarmos nas verdadeiras causas e nas possíveis soluções para controlarmos o stress.

Hoje o sub-tema é "Mudar", o que significará isto?!

O que hoje vos proponho não é nada fácil, implica muitas vezes mexerem com algumas crenças que têm desde sempre e até mesmo pensarem fora da caixa. Mas se o trouxe, é porque sei que vais conseguir!


Peço que te foques esta semana nos desafios que te proponho, depois disto tens duas opções:


- Mudas e começas a aplicar no teu dia-a-dia
- Continuas a passar os dias com a quantidade de stress que tens

É uma escolha SÓ TUA!


Como te sentiste ao fazeres o desafio que te propus ontem?
Tiveste alguma tomada de consciência?
Verificaste que o que te causava mais stress era mais fácil de escapares do que pensavas? 

Eu quando fiz aquele exercício pela primeira vez achei surpreendente o que aprendi com ele! Confesso que demorei até ter a iniciativa de o experimentar, mas como era algo que já tinha pensado a algum tempo e que queria testar, lá me decidi. 

E é mesmo assim que funciona, a iniciativa tem de ser nossa!

Existem tantas coisas que por não nos concentrarmos no momento nos fazem perder o controlo e ganhar assim um nível de stress tremendo que pode mesmo vir a ser prejudicial para a nossa saúde. 

É por isso que temos que reflectir e pensar se realmente vale a pena todo esse stress.


#2 Mudares de perspectiva

É importante analisarmos o que nos causa o stress mas ainda é mais essencial olharmos para o problema da forma mais positiva que conseguirmos e assim percebermos como os podemos ultrapassar.


Vamos ver alguns exemplos:

Imagina que te aconteceu algo que mexe com os teus valores, que achas super injusto. Podes encarar isto das seguintes formas:
  1. Perguntares a ti mesmo porque isso te aconteceu a ti e culpares-te a ti ou na maioria das vezes os outros
  2. Aceitar que o problema aconteceu, que foi daquela forma e perceber que existem coisas que não controlamos

Estas hipóteses fazem sentido para ti? Com qual te identificas mais?
Repara que existem coisas como o que o teu chefe te diz por exemplo, que não consegues controlar. Mas podes decidir qual é a melhor forma para lidares com isso certo?


Imagina que tens uma reunião de trabalho com um cliente, tens duas formas de encarar a situação:
  1. Causa-te stress e faz com que as tuas inseguranças controlem a tua mente
  2. Vês isso como uma oportunidade de impressionares alguém importante do teu emprego e assim deixares que essa pressão te ajude a fazeres um trabalho melhor

Qual hipótese faz mais sentido para ti? Qual gostavas de aplicar?


Depende de ti!

A única opção é estarmos ali?
Temos mesmo que ouvir aquela pessoa?
E responder-lhe vai aumentar ou diminuir o nosso stress?
Temos que ter mesmo aquilo?

Enfim...consoante o que nos causa stress, é importante reflectirmos sobre cada um daqueles pontos que te falei no desafio do post anterior.



Agora vamos ao desafio de hoje:

Fazes uma linha no meio de uma folha e de um lado escreves os novos hábitos que gostarias de adoptar no teu dia-a-dia (Independentemente de parecerem fáceis ou difíceis desde que sejam reais/atingíveis) a curto prazo e do outro lado vais escrevendo a partir de hoje as mudanças que já podes ter sentido (deste lado escreves apenas o que realmente já alcançaste).

Abaixo vou deixar alguns exemplos de novos hábitos que podes considerar colocar em pratica:

  • Ler um livro novo mensalmente
  • Manter o bom humor em qualquer circunstância
  • Fazer uma boa alimentação
  • Praticar mais exercício físico
  • Aprender técnicas de relaxamento
  • Afastar-me de situações conflituosas
  • Organizar melhor as minhas 24h
  • Transformar os problemas em desafios
  • Ouvir e sentir mais as músicas que oiço
  • Não levar problemas de trabalho para casa
  • Mudar o caminho que faço diariamente para a escola
  • Saber dizer não
  • Definir prioridades
  • Planear os meus dias
  • Aprender mais sobre gestão de tempo e de conflitos

MUDAnças ou muDANÇAS?

Se quiseres partilha a tua opinião sobre o "Xô Stress" para: coachjoanarodrigues@gmail.com