Nesta semana especial, já falamos em identificar as causas do stress e também compreendemos o poder de mudarmos os nossos hábitos.

Hoje venho com a proposta de "Arrumar", será que estamos a falar de objectos? de pessoas? de emoções? Descobre tudo já a seguir.

És daquelas pessoas que gostas de ter as coisas organizadas à tua volta? Tudo arrumadinho por tamanhos, cores e afins?

Ou por outro lado não achas isso muito importante e preferes dar prioridades a outras coisas no teu dia-a-dia em vez de arrumares a casa?

Existem sempre aquelas pessoas que admitem ser desorganizadas mas se pedirmos algo sabem logo onde encontrar.

Por outro lado existem aquelas que se consideram super organizadas mas que quando lhe pedimos algo demoram imenso tempo até encontrarem o que pedimos.

Na verdade não existem formas exactas de classificar se um ambiente está ou não organizado.

Por exemplo: Se eu arrumar os meus livros consoante o valor emocional que eles têm para mim e tu arrumares por ordem alfabética.

Algum de nós será mais ou menos desarrumado por isso? 

Não existem ordens erradas mas sim ordens diferentes para cada um de nós!


A verdade é que para nos sentirmos com tranquilidade, é necessário termos a nossa vida em ordem (E aqui não me refiro só a este tipo de ordens que falamos anteriormente a nível material).

Os travões dos carros quando estão em condições param facilmente a um sinal de STOP certo? O nosso cérebro também tem que ser preparado para parar e pensar sempre que precisarmos!

Não adiantará de muito para o alivio do stress arrumares a casa se continuares a insistir em manteres desarrumada a tua mente.


#3 Arrumar

É importante arrumarmos a nossa mente, os nossos pensamentos, as nossas memórias. Devemos libertar-nos de sentimentos negativos, de medos, de vinganças e de tudo aquilo que no fundo não nos traz qualquer beneficio e que muito menos nos aliviará o stress.



O desafio de hoje é:

Imaginarmos que o nosso cérebro é como um computador. Precisamos de vez em quando de lhe fazer uma limpeza geral outras vezes apenas uma limpeza nos ficheiros temporários, certo?

Escolhe a TUA hora: O ideal é fazeres duas vezes por dia esta "limpeza", mas tu é que escolhes. Pode ser por exemplo a primeira coisa que fazes ao acordar e a última antes de dormires. Mas tu é que decides o que funciona melhor contigo.


Escolhe como registas: Escreve os teus pensamentos e tarefas, seja num aplicativo de telemóvel ou mesmo num caderno. Tu escolhes a forma que te dá mais jeito.

Hora da limpeza Geral:
Tudo o que te ocupada a mente é para te desfazeres disso AGORA mesmo, sejam tarefas, pensamentos ou até preocupações. Somos bombardeados todos os dias por informações e estímulos que muitas das vezes só servem para poluir a nossa mente.

Para finalizar:
Classifica o que retiraste - era algo que precisavas MESMO de fazer hoje? Se sim acrescenta à tua lista de tarefas (e lembra-te que é importante ires riscando sempre que concluis uma). Caso fosse uma ideia ou preocupação, podes escrever noutro lugar e noutro momento irás ler e pensar se realmente é importante considera-la.



Amanhã estou de volta, boa limpeza! ;)



Se quiseres partilha a tua opinião sobre o "Xô Stress" para: coachjoanarodrigues@gmail.com