Muitas das vezes as pessoas mais próximas são as primeiras (conscientemente ou não) a não nos apoiar em decisões ou sonhos que queremos alcançar.


Todos nós temos sonhos, objectivos e até muitos de nós já conhece a sua missão e propósito de vida. (Se achas que não tens, está na hora de pensares melhor nisso)

Lembraste daquela decisão que tomaste muito importante e complicada até?
 Por exemplo de deixar os estudos, fazer X curso que te diziam não ter saída profissional, mudares de emprego, despedires-te, etc...

Pessoas à tua volta tentaram sabotar essa tua vontade?

Provavelmente sim e não é nada fácil seguir em frente com o que queremos para nós quando sentimos que ninguém nos apoia.

Começa a ser uma batalha interior onde colocamos tudo em causa quando nos dizem que estamos errados. 

"Tens a certeza disso?" , "Mas o que tens na cabeça?", "Estás doida?" , "Nem penses fazer isso" , "A fulana fez isso e deu-se mal" , "Pára imediatamente de ter ideias dessas" , entre tantas outras "dicas" pouco encorajadoras.


Mas desde que saibas onde estás e onde queres chegar, tudo se torna mais fácil.

Lembraste da história dos 3 porquinhos?
Existiam 3 casas, uma de palha porque o porquinho era mais preguiçoso, outra era de madeira e o porquinho responsável por ela achava ser a melhor opção a nível de resistência e na rapidez de execução e a outra era de tijolos pois o porquinho preferia brincar só depois de construir uma casa segura e contra todos os riscos.

Isto é o que acontece connosco, existem pessoas demasiado preguiçosas e que simplesmente "andam por aí sem rumo", acomodando-se na sua zona de conforto.

Outras pessoas vão agindo mas sempre com a falta de humildade e com a mente fechada visto não entenderem que ninguém sabe tudo, que todos podemos errar e que podemos a qualquer momento tomar más decisões.

Por fim, temos o exemplos das pessoas que sabem onde estão e essencialmente - de onde querem chegar.

E vocês têm que imaginar que estão dentro de uma casinha de tijolos, que nenhuma critica, pensamento negativo, opinião ou verdade de outra pessoa, terá que ser a vossa.

Muita gente poderá "soprar" e tentar deitar abaixo a "vossa casa de tijolos", mas cairão e  de nada adiantará, porque vocês estarão tão protegidos e convictos do que querem, que não vos chegará a afectar.

Só poderá chegar a ti o que realmente importa, o que te fará evoluir de alguma forma.

O que fazer quando a nossa família não nos apoia?
Essas pessoas que fazem muitas das vezes por amor, porque te querem manter seguro, sem correres riscos na tua vida. 
Ao entenderes isto, a tua "casa de tijolos" ficará ainda mais forte!
Por outro lado se não entenderes isto e começares a pensar coisas negativas como "a minha família não me apoia, não me ama"...é como se tivesses dentro de uma casinha de palha ou madeira, irás acabar por sofrer mais.

E quando não é a nossa família que não nos apoia mas sim amigos ou colegas por exemplo?
Todos sabemos que nem toda a gente que nos dá estas dicas negativas, nos quer ver bem. Nestes casos, o que as pessoas não querem é que atinjas o sucesso por isso significar que irás expor as fragilidades e fracassos dela.

Para finalizar:
Deves sempre tentar perceber com quem andas e quem te anda a influenciar positivamente, pois são essas pessoas que deves manter por perto.
Experimenta andar com pessoas que estão numa caminhada parecida à tua ou que já passaram até pelo mesmo que tu estás neste momento a passar. Isso certamente te inspirará e dará força para continuares o teu caminho da melhor forma!