Nada na Natureza acontece a pular-se etapas.
Vem conhecer esta lição super inspiradora.


Já ouviste falar sobre o bambu chinês? Eu só ouvi ontem e vi logo que tinha que partilhar convosco esta lição! Ter paciência e persistência são 2 ingredientes para atingirmos o sucesso.

Quando plantamos uma semente de bambu chinês não acontece rigorosamente NADA. Imaginam o que é? Durante 4 anos após plantares esta semente não vês nada mais que um pequeno rebento. Se não conheceres a realidade desta árvore, vais achar que todos os teus esforços para a plantar e cultivar foram inúteis.

Mas na realidade, durante estes anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu. Começa a formar-se uma estrutura de raízes enorme. Torna-se cada vez mais forte!
No 5º ano, ele cresce tanto que pode crescer até 25 metros de altura! Ele torna-se alto, fino e oco por dentro e por causa destas características, consegue enfrentar uma tempestade ao dobrar-se perante os ventos fortes.

Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Trabalhas, investes tempo, esforço, fazes tudo o que podes para nutrir o seu crescimento, e às vezes não vês nenhum resultado ou reconhecimento - absolutamente nada por semanas, meses ou anos.





O que aprendemos com esta história:

  • Assim como a semente do bambu chinês leva quatro anos a criar o seu “alicerce” para depois no quinto ano crescer para o alto, as coisas não acontecem de um dia para o outro, são precisas semanas, meses ou até anos para se ver algum resultado e entender que as oportunidades de sucesso aumentam quando cuidamos bem do “rebento do bambu”. Ao agirmos assim, o quinto ano chegará e muitos vão dizer que foi sorte ou que alguém nos ajudou. Mas na verdade as pessoas dizem isto porque não acompanharam o crescimento das “raízes”.
  • Quando dizem que o bambu é oco, não é em relação ao seu conteúdo, já que este está nas raízes que demoraram quatro anos para crescer. Oco, no ensinamento do bambu, quer dizer uma pessoa flexível que consegue pensar diferente, livre de rancores e ressentimentos que apenas atrapalham a renovação constante do ser.
  • O bambu chinês ensina-nos ainda que não devemos facilmente desistir dos nossos projectos e dos nossos sonhos. Ter paciência e persistência O nosso 5º ano chegará e as mudanças e crescimento também!

Infelizmente os seres humanos gostam de ter tudo num piscar de olhos e esta história dá-nos uma grande lição! Não te atrevas a desistir do que realmente queres. Sê paciente e lembra-te do Bambu Chinês!